Tabuadas do 6, 7, 8, 9 e 10 com os dedos

26/06/2011 00:00

    Durante a Idade Média e o Renascimento, não era comum o acesso às tabuas de multiplicação para além da tabuada do 5. Assim sendo um método muito comum, e popular, era usado para esse fim. Tratava-se do uso do complemento dos números dados para a multiplicação até o número 10.

    Assim usava-se uma técnica muito prática para a multiplicação das tabuadas do 6, 7, 8 e 9.

 

    Veja na apresentação a seguir como é útil e fácil essa técnica.

Exemplo 1:  No exemplo a seguir mostrarei como se faz a multiplicação de 8 x 7.

1º passo - A partir do dedo mindinho, a cada dedo da mão, associamos um número a partir do 6 até o 10.

2º passo - Tocamos os dedos de cada mão associados aos números da multiplicação que queremos (no exemplo abaixo temos o 8 na mão esquerda e o 7 na mão direita, mas pode ser ao contrário. Lembre-se "A ordem dos fatores não altera o produto.")

A soma da quantidade de dedos abaixo dos que se tocam, e inclusive eles, forma a quantidade de dezenas. No caso acima temos 50 referente a 5 dezenas e a elas adicionamos 6 unidades referentes a multiplicação de 3 x 2, que é a quantidade de dedos que sobraram em cada mão acima dos dedos que se tocaram. No caso acima temos o número 56 como resposta! 

 

Exemplo 2: Agora, para que não reste dúvidas, faremos 6 x 6.

1º passo: Repetimos o primeiro passo do exemplo anterior.

2º passo: Tocamos os dedos referentes ao número 6 de cada mão. Assim temos o que se apresenta abaixo:

 

    Note que não temos mais dedos abaixo dos que foram tocados. Assim temos 2 dezenas. Acima dos dedos tocados temos 4 dedos de cada lado, assim 4 x 4 é igual a 16. Às 2 dezenas que já temos, somamos as 16 unidades provenientes dessa multiplicação. Assim temos 36 como resposta!

    Lembre-se que isso funciona para as tabuadas do 6, 7, 8, 9 e 10, a partir da sua multiplicação por 6. Por exemplo, poderemos fazer, por esse método, a multiplicação de 6, 7, 8, 9 ou 10, por um número maior ou igual a 6. Não sendo possível fazer, por exemplo, 7 x 3.

    Mas nem precisa, né! Para a tabuada abaixo do 6 é fácil demais...